sexta-feira, 30 de maio de 2008

Relacionamento a dois.


Divorcio.
"Uma dura opção para casais desafinados".
Esse é um tema, que desejo compartilhar com as minhas amigas hoje.
A biblía relata que o divorcio só é licito em de caso de adultério, mas e em casos de relacionamentos forçados ou arranjados?
Muitas mulheres hoje, vive um dilema dentro de suas próprias casa. São verdadeiras prostitutas do lar ao invés de serem rainhas.
Quando, tais mulheres vão procurar aconselhamento pastoral, a 1º coisa que se ouve é:Vamos orar para que Deus entre com providencia.
Mas tem casos e casos que devem ser analisados com muita cautela. E para não ocasionar maiores prejuízos. Vou colocar aqui alguns tópicos, cuja fonte, a biblia nos dará com um pouco mais de clareza sobre o relacionamento a dois e que deverão ser catalogados e analisados um a um, por você minha querida amiga.

1º formação de uma família.
"VONTADE PRÓPRIA"

Génesis 2 .22E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

Contemplamos aqui, a formação da 1º família, constituída por um homem e uma mulher.
Adão e Eva.
Deus tira da costela de Adão e forma uma varoa, até aí tudo bem tudo perfeito na questão da criação.
e vem a ordem divina "deixará o homem o seu pai e sua mãe e ele pegara ( ou se casará) a sua mulher e serão ambos uma só carne".
Não contemplamos nenhum problema até aqui.
Mas ambos apesar de serem pessoas distintas, tem pensamentos, desejos diferentes um do outro.
Mas ai esta o x da questão: Deus perguntou a Eva se ela queria ficar com Adão? A resposta e bem clara: não
Adão pediu a Eva em namoro? Não.
Então porque Ambos deveriam viver juntos se ao nosso olhos não começaram um relacionamento segundo os termos dos dias actuais?
1º Era plano de Deus povoar a terra. Esta ordem encontramos no 1º CAP 27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
2º O período que ficaram no Jardim foi justamente o inicio de um namoro ou reconhecimento.
Continuem nesta linha de raciocínio verso a verso.
Até ai não contemplamos a mulher manifestar nenhum de seus pensamentos. já no CAP 3 verso
13 E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Mesmo sabendo da ordem dada por Deus.

E eu comi. disse a mulher a Deus. Naquele momento Eva teve mais coragem que o homem e reconheceu o seu erro. foi imperativa na resposta "eu comi"
Já Adão...... ah Senhor a mulher que tu me deste. Jogou logo a culpa no sexo "fragíl".
Mas Adão deveria obedecer a Deus e não a sua mulher, porque foi Deus quem o ordenou que não comece, mesmo que Eva insistisse, ele jamais deveria comer do fruto.
Bom a questão que eu quero frisar aqui, é "vontade".
Ai você fala,... ah mas ela comeu enganada, não importa, ela assumiu o erro cometido. Ela não falou assim: O culpado é o Adão, onde ele estava que não viu a serpente entrar na nossa casa?
Essa foi a 1ª brecha deixada pelo homem.
Quero novamente aqui frisar a palavra "vontade"

Veja bem ambos foram lançados juntos para fora do Jardim do Éden. Deus não mandou Adão e depois Eva, foram lançados fora juntos.
Eles não poderiam mais usufruir daquela moradia linda e maravilhosa, teriam que morar ou debaixo da ponte, ou pagar um aluguel.

CAPÍTULO 4
Verso 1 E CONHECEU Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
Veja o que ela diz no negrito. Da mesma forma que ela assumi o seu erro diante de Deus ela também quis se relacionar com Adão. Ela queria estar com ele.
E assim foi o segundo e todos os filhos que Adão teve , porque Eva queria manter o relacionamento com o seu marido.
no CAP 4 verso 25 E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.

Pois bem aqui já verificamos, que Eva manifestou a sua vontade de manter um relacionamento com Adão, E quem falar que Adão e Eva não tiveram namoro, está mentindo porque a Bíblia não relata quanto tempo eles ficaram juntos no Jardim, mas eles tiveram filhos depois que foram expulso do Jardim, foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu".
Agora imagine quanto tempo Eva Aturou Adão? com todos os seus defeitos?
Bem não devemos sair da linha de raciocínio. Foi relacionamento arranjado? Não
foi tudo devidamente planejado por Deus.
Vamos mais adiante.
Vejamos outro tipo de relacionamento meio complicado.







Fidelidade conjugal.


Nós falamos de Adão e Eva, agora vamos falar de um outro personagem famoso e venerado, por todos os evangélicos: Abraão, o pai da fé.
No inicio da vida conjugal de Abraão, ele conheceu uma jovem, mas ela tinha um problema muito serio: Veja o texto de Gen 11. versos
29 E tomaram Abrão e Naor mulheres para si: o nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher de Naor era Milca, filha de Harã, pai de Milca e pai de Iscá. 30 E Sarai foi estéril, não tinha filhos.

Abraão assumiu uma mulher que aos olhos da ciência não poderia jamais dar lhe um filho, mas mesmo assim, ele não pensou 2 vezes.
Eu não sei como era sarai, se ela era bonita, ou era feia, mas o importante, é que ele sabia desta deficiência da sua esposa.
Muitos namorados(as), não querem assumir uma "mala" e isso acontece dentro e fora da igreja, todos querem desfrutar do melhor, nos dias de hoje, qual homem que se habilitaria em assumir uma mulher, sabendo que ela tem problemas de saúde? ou tem 4 ou cinco filhos?
Quantas estão ai jogadas ao relento, tendo que "matar" para ter uma vida digna?
Mas, Deus faz tudo perfeito. Como Deus iria formar uma grande familia se ambos não tivessem cooperados?
Quando Abraão recebeu a ordem de sair do meio da sua parentela, poderia até mesmo provocado algum atrito familiar, porque a Bíblia, não descreve isso.
Ele estava estabelecido entre os seu familiares, tinha uma situação financeira confortavel, enfim pra que ele iria sair dali?
Porque ele quis.
Mas e a sua esposa? qual teria sido a opinião dela?Bom talvez ela teria pensado assim: eu não trabalho, é ele que me sustenta, eu não posso opinar porque é ele quem manda, então vou fazer o que ele diz.
Mas não bem, os mesmo conflitos familiares que nós hoje passamos, eles passaram.
Imagine como estava a cabeça de Sara, ela se inútil como mulher, e isso nos deixa claro no verso
cap 16 verso 5 Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o SENHOR julgue entre mim e ti.
Agora analise comigo: ela simplesmente botou pra fora algo que ja estava no seu coração.
Mas onde aonde vc quer chegar?........








Nenhum comentário: